O câncer relacionado ao trabalho é o câncer associado à exposição do trabalhador a agentes cancerígenos presentes nos processos e ambientes de trabalho. De 4 a 17%dos casos de câncer no mundo estão atribuídos ao trabalho. Isso não é pouco. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2018, 472.124 mortes foram atribuídas ao câncer relacionado ao trabalho. Isso corresponde a 53% do total de mortes por doenças crônicas relacionadas ao trabalho.
Existem hoje, conhecidos 79 agentes cancerígenos nos ambientes de trabalho e 38 tipos de câncer relacionados ao trabalho. Dentre esses tipos, os câncer de mama é o que mais ocorre em mulheres.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre os anos de 2020 e 2022 mais de 180 mil mulheres serão afetas com o câncer de mama relacionado ao trabalho. O câncer de mama relacionado ao trabalho é o 2o Câncer que mais afeta as mulheres.
As principais ocupações que estão relacionadas ao câncer são:
As trabalhadoras mais expostas são aquelas que atuam na Radiologia; Esterilização de materiais médico-cirúrgicos e hospitalares; Produção e aplicação de agrotóxicos organoclorados; Fabricação de transformadores elétricos (eletricistas); Esterilização industrial de produtos farmacêuticos e veterinários, de alimentos, de especiarias e de ração animal; Reparos elétricos; Elaboração de aditivos para plastificantes, tintas e adesivos; Atividades noturnas e Carregamento e distribuição de óxido de etileno.
Mesmo em situações de troca de função, emprego ou aposentadoria, o trabalhador pode desenvolver câncer relacionado ao trabalho e apresentar sinais e sintomas da doença muito tempo depois!
Segundo Marcelino e demais pesquisadores (2020), associar as condições de trabalho a fatores de risco para o câncer de mama vem ganhando mais atenção de pesquisadores. Eles enfatizam que a exposição a metais, produtos químicos, radiação e alteração do sono são os principais fatores de risco relacionado ao trabalho para o desenvolvimento do câncer de mama.
Uma boa notícia é que 5,13% desses casos podem ser evitados apenas com a eliminação dos principais agentes cancerígenos nos processamentos de trabalho.
Portanto observe seu ambiente de trabalho e se proteja das exposições aos agentes cancerígenos. Como o uso de aventais de chumbo em trabalhadoras da Radiologia, uso de equipamentos de proteção facial para trabalhadoras agrícolas e revezamento de escalas noturnas para mulheres que necessitam de trabalhar em períodos noturnos dentre outros.
Fique atenta aos principais sintomas do câncer de mama:
- Caroço (nódulo) fixo, endurecido e geralmente indolor; (É a principal manifestação da doença)
- Alterações no bico do peito (mamilo).
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
- Pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja.
Fontes:
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DO CANCER (INCA). Câncer de mama relacionado ao trabalho. (2022) Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/infograficos/cancer-de-mama-relacionado-ao-trabalho
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DO CANCER (INCA). Câncer de mama: vamos falar sobre isso? (2022) Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document/folder_mama_2022_periodo_eleitoral_0.pdf
BRITO-MARCELINO A, DUARTE-TAVARES RJ, MARCELINO KB, SILVA-NETO JA. Breast cancer and occupational exposures: an integrative review of the literature. Rev Bras Med Trab.2020;18(4):488-496
Por Anamaria Donato de C. Pititto
Enfermeira, sócia fundadora do Instituto AMG. Mestre em atenção a Saúde. Especialista em Urgência e Emergência. Professora universitária do curso de Enfermagem. Supervisora de estágio supervisionado em Enfermagem.