Finalizando Outubro Rosa e iniciando Novembro Azul, vamos falar sobre Câncer de Mama em homens. Apesar de muito raro, os casos representam 1% do total de casos segundo o instituto nacional do de câncer (INCA). Foram registrados 207 óbitos no Brasil em 2020.
Homens também pode ter câncer de mama, já que tem glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que pequena quantidade. Aparece, especialmente, em homens acima de 60 anos e pode ser mais frequente naqueles cujo as famílias já tiveram registos de câncer de mama (mesmo que em mulheres) e câncer de ovário, neste caso pode acontecer ainda mais jovens.
Diagnóstico
Como é raro, não existe recomendação para fazer mamografia de rotina. Por essa razão é tão importante que os homens prestem atenção no seu corpo. Ao primeiro sinal de caroço na mama é indispensável consultar-se com um mastologista.
Sintomas
- Surgimento de um caroço;
- Próximo ao mamilo;
- Retração do mamilo;
- Dor unilateral na mama;
- Secreção pelo mamilo.
Tratamento
Como a mama masculina é pequena e os nódulos são atrás do mamilo, geralmente não é possível fazer cirurgias conservadoras (que retiram apenas parte da mama). A cirurgia costuma ser a retirada de toda a mama com a aréola e o mamilo (mastectomia total), com a cirurgia axilar (retirada de um gânglio – linfonodo sentinela – ou de vários gânglios da axila) no mesmo tempo cirúrgico.
Outros tratamentos podem ser necessários, como também acontece nas mulheres: quimioterapia, radioterapia ou bloqueio dos hormônios, dependendo do tamanho do tumor e de suas características biológicas.
Tem um ditado que diz: Melhor prevenir, do que remediar.
Se observe, se toque, cuide de você.
Por Lorranny Nunes de Souza
Coren-GO 688.672
Referencias:
Câncer de mama em homens: sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento. (2022). Obtido em: https://accamargo.org.br