O pré-natal psicológico é um acompanhamento complementar ao pré-natal obstétrico, focado na saúde emocional durante a gestação, parto e pós-parto. E pode ser iniciado a partir do desejo pela gestação antes mesmo da concepção.
Por quê fazer Pré-natal Psicológico?
A gravidez trás para a mulher muitas mudanças físicas, hormonais, sociais e psicológicas. É um período em que as emoções ficam à flor da pele e todas as questões mal resolvidas ao longo da vida de certa forma se potencializam. Poucas mulheres passam pela gestação e pós-parto totalmente tranquilas.Importância do Pré-natal Psicológico:
- O pré-natal psicológico faz parte da preparação para a chegada do novo ser na família;
- É indicado para todos os casais grávidos independente se é o primeiro filho ou não;
- Tem a função de acolher e auxiliar os pais na transição de suas emoções da gestação ao encontro com o bebê.
- No pré-natal psicológico a mulher e o homem podem resignificar seus anseios e traumas para assumirem com segurança a maternidade e paternidade;
- Durante o pré-natal psicológico pode-se intervir nos sintomas de ansiedade, estresse e depressão durante a gestação;
- Possibilita minimizar os riscos de depressão pós-parto e de psicose puerperal;
- Mulheres que fazem o pré-natal psicológico tendem a vivenciar seu parto de forma mais segura, consciente e satisfatória, independente da via de parto;
- O pré-natal psicológico fortalece o vínculo e interação do casal e propicia um ambiente mais tranquilo para a chegada do bebê;
- Pré-natal psicológico não é o mesmo que psicoterapia, e deve ser conduzido por profissional capacitado, especializado em Psicologia Perinatal.
O que é a Psicologia Perinatal?
É atualmente o termo mais utilizado quando se fala de assistência à saúde emocional materna. Alguns profissionais usam também os termos: Psicologia Obstétrica; Psicologia da Maternidade, Psicologia da gravidez, parto e puerpério e Psicologia Parental;
Está é uma área de atuação e de produção científica que se preocupa em conhecer os fenômenos psicológicos maternos e familiares em torno do nascimento, em seus primeiros 1000 dias = 0 a 2 anos.
A atuação da psicologia perinatal envolve: a família grávida desde o desejo pela gravidez (planejamento familiar), a gravidez, gestações de alto-risco, perdas gestacionais, parto (preparação e/ou acompanhamento seja o parto normal ou parto cesáreo), e o pós-parto. E dispõem de técnicas para prevenção de alterações emocionais significativas próprias desse período, como a ansiedade, estresse, depressão pós-parto e psicose puerperal.
O psicólogo perinatal pode atuar com palestras e com atendimentos psicoterápico em hospitais, maternidades, centros de saúde e na clínica ou no domicílio, os atendimentos podem ser individual ou grupal, presencial ou online. Se você é mãe ou está gestante, cuide de suas emoções!
Busque por um profissional especializado. Sua saúde mental importa!
E se você conhece uma gestante ou futuro papai, compartilhe para que eles também possam se beneficiar com a psicologia perinatal.
Por Luciana Wovst
Há 13 anos atua como psicóloga na assistência à gestação, parto e pós-parto. É terapeuta Cognitivo-comportamental, especializada em Saúde Materna-Perinatal e Infantil; Tutora do Método Canguru e assistência ao recém-nascido pré-termo; Educadora Perinatal e Instrutora GentleBirth de Preparação Mental para o Parto. Realizo workshops, pré-natal psicológico e atendimentos psicoterapêuticos.