Como fazer a prevenção do cancer de mama? Muito se falou e ainda hoje alguma mídias propagam a informação que a prevenção do cancer de mama nas mulheres começa com a auto exame das mamas, é claro que esse auto exame deve acontecer, porém precisa ser rotina nas mulheres acima de 40 anos e ser complementar a outros exames muito importantes, que detectam qualquer alteração logo no inicio, aumentando as chances de tratamento e consequentemente de cura.
O autoexame das mamas já foi amplamente recomendado como parte das medidas de prevenção e detecção precoce do câncer de mama no passado, mas as diretrizes e recomendações médicas evoluíram ao longo dos anos. Hoje em dia, ele não é tão enfatizado como uma ferramenta principal para a detecção precoce do câncer de mama, por várias razões:
1-Falta de eficácia comprovada: Estudos científicos não demonstraram uma redução significativa nas taxas de mortalidade por câncer de mama devido ao autoexame das mamas. Isso ocorre porque muitos dos nódulos mamários que são detectados por meio do autoexame são benignos, e a detecção precoce de tumores malignos requer técnicas mais sensíveis, como a mamografia.
2-Elevada taxa de falsos positivos: O autoexame das mamas pode levar a um aumento nas preocupações e biópsias desnecessárias devido à detecção de caroços benignos que não representam risco de câncer.
3-Dependência excessiva: Focar demais no autoexame pode dar às mulheres uma falsa sensação de segurança e levá-las a negligenciar outros métodos de detecção, como a mamografia e o exame clínico das mamas feito por um profissional de saúde.
4-Ênfase na conscientização: Em vez de enfatizar o autoexame das mamas, muitas organizações de saúde agora concentram seus esforços na conscientização sobre os fatores de risco, na importância da mamografia de rastreamento e no incentivo às mulheres a procurarem atendimento médico imediatamente se notarem qualquer alteração nas mamas.
Muito importante lembrar que a mamografia de rastreamento é a partir dos 40 anos: Muitas organizações de saúde, recomendam isso, baseado em evidências de que a mamografia pode ser eficaz na detecção precoce de câncer de mama nesse grupo etário. Início mais cedo apenas em casos de risco elevado: Como histórico familiar significativo da doença, podem ser aconselhadas a iniciar a mamografia de rastreamento mais cedo, geralmente cerca de 10 anos antes da idade em que o membro mais jovem da família foi diagnosticado com câncer de mama.
Procurem sempre orientação de um profissional da saúde e tenha o compromisso de se cuidar, para desfrutar de momentos felizes em sua vida.
Por Juliana Cedro
Enfermeira – COREN-GO 238.602