Observa-se um aumento da incidência de câncer de mama avançado em mulheres jovens, sendo o câncer de mama a principal causa de morte por câncer nesse grupo. Porém, pouco se fala no tema e não existem programas de detecção precoce específicos para essas mulheres.
A educação e a conscientização mamária são essenciais. Além disso, a avaliação de risco aos 30 anos é fundamental, identificando e beneficiando aquelas com alto risco, ou seja, aquelas com mutações de genes, diagnóstico de síndromes genéticas que aumentam o risco de câncer de mama, história de irradiação no tórax, lesões de alto risco ou de carcinoma e etc.
Mulheres jovens com alto risco são beneficiadas com uma antecipação do início do rastreio do câncer de mama (antes do 40 anos) e a incorporação de métodos de imagem complementares de alta sensibilidade, como a tomossíntese / mamografia 3D, ultrassonografia e ressonância magnética das mamas.
Procure seu médico de confiança e conscientize-se sobre a importância dessa causa.
Por Dra. Luiza Normanha
Luiza Normanha é médica radiologista e especialista em Imagem da Mama. Também é diretora da Clínica Aura Diagnósticos, em Goiânia-GO. Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, SP. Título de Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Associação Médica Brasileira. Fellowship em Imagem da Mama no Grupo Fleury São Paulo.